fbpx

Prefeitura reforça corredor do BRT Transoeste com mais 50 ônibus comuns em 3 estações

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A partir da próxima segunda-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Transportes e a equipe de intervenção do BRT vão ampliar o serviço eventual de ônibus comuns para as estações Mato Alto, Magarça e Pingo D’Água – todas em Guaratiba, na Zona Oeste.

Sem parada em nenhuma estação, os veículos seguirão pela pista exclusiva do BRT em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, no horário de pico da manhã e, no sentido inverso, no horário de mais movimento à tarde, ajudando a reduzir o fluxo de passageiros nos  BRT’s.

Para essa operação, serão utilizados 50 ônibus. Os veículos convencionais já vêm reforçando a frota de articulados no trajeto entre Santa Cruz e Alvorada desde o início da intervenção, em 23 de março. Ao todo, serão 90 ônibus comuns em operação no corredor Transoeste, que é o maior em demanda de passageiros.

Os primeiros dias dos novos serviços serão avaliados e poderão ser feitos ajustes operacionais.Pela manhã, a linha expressa partirá do Mato Alto em direção ao Alvorada das 5h às 9h. Do Magarça e Pingo D’Água, as saídas serão das 5h às 8h. No pico da tarde, o horário de partida no Alvorada será das 16h às 20h, a partir da plataforma C, a mesma de onde saem os ônibus para Santa Cruz. Os pontos de embarque serão sinalizados e os passageiros receberão orientação.

A chegada dos novos ônibus auxiliares vai aliviar o carregamento dos articulados no Transoeste. Com isso, alguns BRT’s poderão ser liberados para a operação no corredor Transcarioca, que liga o Aeroporto Internacional Tom Jobim ao Terminal Alvorada,  passando por Madureira.

A ampliação dos serviços dos ônibus comuns está  entre as medidas anunciadas pela Prefeitura do Rio esta semana para melhorar o sistema BRT e trazer mais conforto aos passageiros.

Até setembro, a previsão é que sejam reabertas 46 estações, com o aumento gradativo de articulados em operação, chegando a 241 no total.

Share in
your Networks: