Home > Notícia

Notícia

Foto da notícia

Passageiros ganham bibiloteca no Terminal Alvorada

Rio de Janeiro, 7 de Dezembro de 2016.

Para celebrar o Dia do Leitor, que é comemorado amanhã, o BRT Rio preparou uma surpresa para seus passageiros. A partir de hoje, uma geladeira repleta de livros de diversos autores e assuntos ficará perto da catraca, do acesso principal do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. A ideia é simples: incentivar a leitura através do empréstimo gratuito de obras, que ficarão à disposição do público. Mas o espaço também terá a finalidade de receber doações. E para isso basta deixar um livro numa das prateleiras da geladeira. Não é preciso cadastro, nem marcar horário.


O objetivo do projeto ‘Biblioteca de Rua’ é que o passageiro se interesse pelo livro, o leve para casa e o devolva, para que outra pessoa tenha acesso ao título. A ação foi idealizada pela professora Maria Lúcia Barbosa. Pedagoga, ela tinha como uma das suas metas na área de educação incentivar a prática da leitura em todas as faixas etárias. Desde sua morte, o projeto é coordenado pelo seu marido, Denilson Henrique Cortes. Foi ele que cedeu a geladeira e os primeiros livros para a iniciativa do Consórcio. 


No terminal, circulam, por dia, 50 mil pessoas. A geladeira ficará por tempo indeterminado no Alvorada e estará aberta 24 horas, o que vai possibilitar que as retiradas e as doações ocorram até mesmo de madrugada. A partir da demanda dos passageiros, a biblioteca poderá se tornar itinerante. “Estou muito feliz por participar da inauguração desse projeto. O interessante dessa biblioteca é que ela vem para facilitar o acesso a uma literatura de qualidade. Então, venham, conheçam e interajam com as obras que ficarão à disposição de todos”, incentivou a jornalista e escritora de livros infantis Luciana Rosa. Ela, que esteve hoje no terminal, aproveitou a oportunidade e doou dois dos seus títulos - ‘O Planeta está com febre’ e ‘História de terror no fundo do mar’, ambos da Zit Editora.


 
COMPARTILHE: Google+