Home > Notícia

Notícia

Foto da notícia

Maio Amarelo e BRT Rio: Detran promove ações para prevenção de acidentes

Rio de Janeiro, 9 de Maio de 2017.

Você sabia que os pedestres representam 47% das mortes de acidente de trânsito no estado do Rio de Janeiro?  E que a cada 12 minutos uma pessoa perde a vida em colisões ou atropelamentos nas vias do país? É justamente por causa de dados como esses que o BRT Rio não poderia ficar de fora da campanha Maio Amarelo. O movimento, que ocorre em todo o mundo, visa mobilizar as pessoas para um trânsito mais seguro. Para fazer o alerta à população, o Consórcio Operacional fez uma parceria com o Detran (RJ) e preparou uma programação especial, que começou hoje, na estação Ricardo Marinho, do corredor Transoeste.


No local, foram distribuídos panfletos sobre sinalização, velocidade, cinto de segurança e causas de acidentes. Também foram colocadas duas placas próximas da estação com sinalização sobre conversão proibida, infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, e que prevê multa aos motoristas. “ O BRT, como um transporte de alta capacidade, tem a responsabilidade de levantar essa bandeira de segurança viária. A maioria dos acidentes nas nossas pistas acontece por imprudência dos motoristas de carro de passeio que invadem a calha, colocando não apenas sua vida em risco, mas também dos passageiros”, afirmou a diretora de Relações Institucionais do BRT Rio, Suzy Balloussier.  Ela lembrou ainda que uma das preocupações do Consórcio tem sido também os estudantes que ficam andando nos corredores exclusivos. “Eles caminham como se estivessem num canteiro, sem nenhuma preocupação de atropelamento. Já mandamos ofício para a Secretaria Estadual de Educação com o objetivo de alertar sobre o problema e oferecer campanhas educativas nas escolas, mas, infelizmente, não tivemos nenhum retorno do órgão”, disse a diretora.


As próximas ações do Maio Amarelo acontecem no dia 16, às 15 horas, nas estações Santa Efigênia e Merck, na Taquara, do corredor Transcarioca. O cronograma prevê ainda atividades nas estações Mercadão (Madureira), Santa Luzia (Ramos), Centro Metropolitano (Barra da Tijuca) e no Terminal Paulo da Portela (Madureira). A campanha vai ser encerrada no dia 31 de maio, com a apresentação do coral Detran (RJ) no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.  O presidente do Detran-RJ, Vinícius Farah, destacou a importância da parceira na conscientização dos cariocas. “Devemos conscientizar as pessoas para continuarmos diminuindo o número de acidentes no trânsito. Esta parceria entre o BRT Rio e o Detran-RJ é muito importante. O BRT transporta milhares de pessoas diariamente e alcança muita gente. Essas campanhas educativas servem para alertarmos sobre a atenção que devemos ter no trânsito. A responsabilidade é de todos: pedestres, motoristas, ciclistas. Precisamos educar para transformar", disse Farah.

COMPARTILHE: Google+